NOTÍCIAS
Quem somos

A Associao 25 de Abril

A Associação 25 de Abril é uma associação sem fins lucrativos, de natureza altruísta, destinada à consagração e defesa dos valores cívicos, tendo como fins principais:

«a consagração e divulgação, no domínio cultural, do espírito do movimento libertador de 25 de Abril de 1974»,

«a recolha, conservação e tratamento de material informativo e documental para a história do 25 de Abril e do processo histórico que o precedeu e se lhe seguiu»,

«a divulgação, pedagogia e defesa dos valores e espírito democráticos»;

A Associação 25 de Abril, fundada em 22 de Outubro de 1982 por oficiais dos quadros permanentes das forças armadas, abriu as portas à participação dos restantes militares profissionais e dos civis.

No entanto, a estes estava impedido o acesso à categoria de sócio efectivo. Para eles foi criada a figura do apoiante, associado que não tinha nem todos os deveres nem todos os direitos dos sócios efectivos. Em Março de 1990, a alteração dos estatutos abriria o acesso a sócio efectivo a todos os cidadãos nacionais e em Março de 2008 a mesma possibilidade foi estendida a todos os cidadãos e cidadãs que se revejam no espírito do 25 de Abril.

Em 1990, foi também alargado o seu âmbito de acção, passando a envolvê-la na preocupação de assuntos relacionados com o campo da Defesa e das Forças Armadas, nomeadamente no que se refere ao papel do militar e das Forças Armadas numa sociedade democrática.

Congregando, desde o início, a esmagadora maioria dos militares que se envolveram no 25 de Abril (cerca de 95%), a A25A tem, em 2008, mais de 6000 associados, sendo o número de militares sensivelmente o mesmo de civis.

Inicialmente sediada em Lisboa, no Forte do Bom Sucesso, depois num edifício em Linda-a-Velha, ocupa desde 24 Abril de 2001 um prédio reconstruído sob a orientação do arquitecto Siza Vieira, também responsável pelo design de todo o mobiliário, e com projecto de engenharia da responsabilidade do engenheiro Segadães Tavares, na Rua da Misericórdia, 95, em Lisboa.

Possui Delegações no Norte (Porto), no Centro (Coimbra), no Alentejo (Grândola) e no Algarve (Faro). Tem vários Núcleos espalhados pelo país e pelo estrangeiro, de que se destaca o de Toronto, no Canadá.

No campo da documentação, estabeleceu um protocolo com o Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, que trata e explora todo o seu espólio documental.

A sua permanente acção na defesa dos valores democráticos, e a sua postura de intransigente apartidarismo, consolidou a sua imagem junto da sociedade e do poder. Pode considerar-se, hoje, uma das instituições de referência do Portugal democrático.

A A25A é membro honorário da Ordem da Liberdade, e possui as Medalhas de Mérito Municipal de Cascais, Sines, Setúbal, Oeiras, Almada, e Palmela e a Chave da Cidade de Santiago do Cacém, gozando do estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública.