Tópicos
    FORÇAS ARMADAS / Todos
     Períodos
Galeria Multi Média
 
 
Guerra Colonial . Guiné.
Primeira utilização de mísseis terra-ar "Strella" pelo PAIGC na Guiné, responsável pela queda de um avião Fiat G91


1973 
Fevereiro, 25 
 

 
Guerra Colonial . Guiné.
Em Maio de 1973 o PAIGC lança uma vasta operação em tenaz - Operação Amílcar Cabral - insidindo a Norte sobre Guidage e a Sul sobre Guileje e Gadamael.


1973 
Maio, 1 
 

 
Forças Armadas. Legislação Estado Novo.
Decreto-Lei 353/73, aprovado por Sá Viana Rebelo, ministro do Exército, que procurava fazer face à escassez de capitães dos quadros permanentes. Funcionou como verdadeiro detonador para a contestação que, após rápida e profunda evolução, levaria ao 25 de Abril de 1974.


1973 
Julho, 13 
 

 
Forças Armadas. Exonerações.
Kaúlza de Arriaga deixa funções em Moçambique. O General Kaúlza de Arriaga abandona o cargo de Comando-Chefe das Forças Armadas de Moçambique.


1973 
Agosto, 1 
 

 
Forças Armadas. Exonerações.
António de Spinola deixa funções na Guiné. Regresso do general António de Spínola a Portugal, de licença deixando as funções de Governador e Comandante-Chefe. O regresso viria a ser definitivo, verificando-se a sua substituição, em Setembro pelo General Bettencourt Rodrigues.


1973 
Agosto, 6 
 

 
Forças Armadas. Legislação Estado Novo.
Anúncio em Mafra, de recuo do Ministro do Exército, Sá Viana Rebelo, em relação ao Decreto-Lei 353/73.


1973 
Agosto, 14 
 

 
Forças Armadas. Legislação Estado Novo.
É publicado o Decreto-Lei 409/73, que altera dois artigos do Decreto-Lei 353/73. Ficam isentos do regime geral os oficiais superiores, mas mantêm-se por ele abrangidos os capitães e subalternos.


1973 
Agosto, 20 
 

 
Encontro de Generais.
Encontro dos generais António de Spínola, Venâncio Deslandes e Kaúlza de Arriaga, durante o qual é levantada a hipótese da substituição de Marcelo Caetano.


1973 
Setembro, 14 
 

 
Conselho Superior do Exército.
Reunião do Conselho Superior do Exército para debate do problema dos capitães. Só o CEMGFA, general Costa Gomes, argumenta a favor da revisão dos decretos.


1973 
Setembro, 26 
 

 
Forças Armadas. Legislação Estado Novo.
É enviada, pela 1.ª a Repartição do Estado-maior do Exército, a todas as unidades, uma circular anunciando a decisão de estudar caso a caso a situação dos oficiais abrangidos pelos decretos, o que, na prática, representa a sua suspensão.


1973 
Outubro, 12 
 

 
Ministro do Exército.
O ministro Andrade e Silva, discursando nas cerimónias do Dia da Artilharia e do Exército, anuncia benefícios salariais significativos para os oficiais das FFAA.


1973 
Dezembro, 4 
 

 
Legislação Militar.
O Diário do Governo publica quatro decretos relacionados com as Forças Armadas. O primeiro cria o cargo de vice-chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, especialmente destinado a António de Spínola. Os três restantes visam interferir nas carreiras militares, de forma a corrigir os decretos n°s 353/73 e 409/73.


1973 
Dezembro, 22 
 

 
Revogação definitiva dos decretos de 13/7 e 20/8 sobre as carreiras militares.



1973 
Dezembro, 22 
 

 
Orçamento Geral do Estado.
O Conselho de Ministros aprova o Orçamento Geral do Estado para 1974, assim como aumentos substanciais nos vencimentos do pessoal das Forças Armadas, especialmente oficiais. O posto de capitão é o que tem um aumento maior.


1973 
Dezembro, 28 
 

 
Vice-Chefe do Estado-Maior General
Tomada de posse do General António de Spínola como Vice-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas. Recebido por Marcelo Caetano, António de Spínola informa-o da próxima publicação de um livro sobre a situação do Ultramar.


1974 
Janeiro, 14 
 

 
Chefe do Estado Maior General segue para Moçambique.
O General Costa GomesCosta Gomes segue para estudar localmente os acontecimentos em Vila Pery e Beira, o General parte de avião para a Beira, deixando o Estado Maior General entregue ao general António de Spínola.


1974 
Janeiro, 17 
 

 
Chefes Militares.
Marcelo Caetano convoca os generais Costa Gomes e António de Spínola para uma reunião a 22 , em que são convidados a tomar o poder.


1974 
Fevereiro, 21 
 

 
Brigada do Reumático.
Cerimónia de solidariedade com o regime, levada a cabo por oficiais-generais dos três ramos das Forças Armadas, que ficou conhecida por «Brigada do Reumático». Marcelo Caetano afirmou em agradecimento: «O país está seguro de que conta com as suas Forças Armadas e em todos os escalões destas não poderão restar dúvidas acerca da atitude dos seus comandos».


1974 
Março, 14 
 

 
Forças Armadas. Demissões.
Demissão dos generais Costa Gomes e Spínola dos cargos de Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas e de vice-CEMGFA, respectivamente.


1974 
Março, 15 
 

 
N ATO.
Várias unidades da NATO (StaNavForLant) chegam ao porto de Lisboa alegadamente para tomarem parte nas manobras aero-navais «Down Patrol», programadas para o dia 26 no Mediterrâneo. A Fragata portuguesa Almirante Gago Coutinho integra a força.


1974 
Abril, 24 
 

 
Forças Armadas.
O Gen. Costa Gomes é de novo nomeado CEMGFA.


1974 
Abril, 30 
 


25 de Outubro de 2014
 

HOME  LINKS  CONTACTOS  

© 2006, Zeppelin Filmes, Lda.
Desenvolvimento: Prodigentia