Tópicos
    MOV.CAPITÃES / MFA - CONSPIRAÇÃO / Comissões [De 1973-01-01 a 1974-04-24]
     Períodos
Galeria Multi Média
 
 
Movimento dos Capitães.
Reunião do Movimento dos Capitães em Lisboa, com a presença de um representante de Angola e em que se sugere a rotação dos elementos pertencentes à comissão representativa.


1973 
Outubro, 3 
 

 
Movimento dos Capitães. Comissões.
Reunião do Movimento dos Capitães, tendo-se constituído uma comissão coordenadora e mais três comissões - consultiva, de ligação e ultramarina.


1973 
Outubro, 7 
 

 
Movimento dos Capitães.
Reunião alargada dos oficiais oriundos de milicianos em Porto de Mós, em que foi eleita uma comissão do respectivo movimento.


1973 
Novembro, 4 
 

 
Movimento dos Capitães.
Reunião da Comissão Coordenadora em casa de Mariz Fernandes. Manifestam-se os primeiros atritos no seio da Comissão e discute-se uma longa agenda de trabalhos. Foi aprovado um regulamento da mesa que seria utilizado nas reuniões do Movimento, assim como um carimbo que tinha como símbolo o Templo de Diana, em Évora.


1973 
Novembro, 6 
 

 
Reunião da Comissão Coordenadora em Aveiras de Cima.
Agudizam-se os conflitos no seio da Comissão: por um lado, Mariz Femandes e Sanches Osório, visando a solução de problemas profissionais na mais estrita legalidade, por outro, Vasco Lourenço e Diniz de Almeida, defendendo o avanço qualitativo do Movimento, sem exclusão de qualquer hipótese. Tal facto leva à demissão da Comissão Coordenadora, a qual se passa a considerar em funções apenas até à eleição, pela Comissão Consultiva, de uma nova Comissão Coordenadora.


1973 
Novembro, 12 
 

 
Movimento dos Capitães. Deficientes FA.
Constituição de uma Comissão do Movimento de Deficientes, formada por Lavoura Lopes, Calvinho e Guerreiro. Elabora um documento reivindicativo na esteira das posições assumidas pelo Movimento dos Capitães.


1973 
Novembro, 22 
 

 
Movimento dos Capitães.
Reunião de Óbidos do Movimento dos Capitães É eleita a comissão coordenadora.


1973 
Dezembro, 1 
 

 
Reunião alargada da Comissão Coordenadora na Costa da Caparica.
Presentes, além dos elementos da Comissão, Eurico Corvacho, Tomás Ferreira, Ataíde Banazol e Vasco Gonçalves. Trabalha-se a terceira hipótese saída da reunião de Óbidos. É aprovada por maioria uma proposta que consiste em «continuar a apresentar ao govemo reivindicações de carácter exclusivamente militar, e com a maior realidade, mas de natureza tal que o executivo não tenha possibilidades de as satisfazer, originando-se assim uma forma de pressão que, na melhor das hipóteses, leve à demissão do próprio governo, e, na pior, ao devido encaminhamento para a primeira hipótese». É eleita a direcção da Comissão Coordenadora, que irá manter-se até 25 de Abril. Constituem-na Vasco Lourenço (organização intema e ligações), Vítor Alves (orientação política) e Otelo Saraiva de Carvalho (secretariado). A eles ficam ainda associados Hugo dos Santos e Pinto Soares.


1973 
Dezembro, 5 
 

 
Reunião do Movimento dos Capitães na Parede, em que se define a organização das sub-comissões.



1973 
Dezembro, 9 
 

 
Tentativa Golpe Kaulza.
Reunião da direcção da Comissão Coordenadora, juntamente com Hugo dos Santos e Pinto Soares, em casa de Vítor Alves. Discute-se a necessidade de esclarecimento do envolvimento dos pára-quedistas na «Kaulzada», bem como a situação emergente da denúncia de Carlos Fabião. Decide-se uma reunião alargada para o dia seguinte.


1973 
Dezembro, 17 
 

 
Comissão Coordenadora.
Reunião de parte da Comissão Coordenadora em casa de Vasco Lourenço. Analisa a situação decorrente da tentativa de golpe de Kaúlza de Arriaga. Sousa e Castro e Bação de Lemos esclarecem as suas ligações com Frade Júnior e a sua intervenção na desmontagem da «Kaulzada».


1974 
Janeiro, 6 
 

 
Movimento dos Capitães. Comissões.
Reunião da Direcção da Comissão Coordenadora em casa de Vítor Alves. Decide-se devolver os pedidos de demissão aos respectivos signatários (ver 6 de Outubro de 1973).


1974 
Janeiro, 7 
 

 
Movimento dos Capitães. Força Aérea.
Uma «comissão provisória» da Força Aérea, constituída por Costa Neves, Palma e Vítor Sousa reúne, em casa de Pinto Soares, com a subcomissão de ligação do Movimento. Embora a reunião revestisse um carácter informativo, constituiu o primeiro passo para a entrada da Força Aérea no Movimento.


1974 
Janeiro, 8 
 

 
Reunião da Subcomissão de Ligação.
Reunião em casa de Vasco Lourenço, da subcomissão de ligação que definiu um sistema de ligações.


1974 
Janeiro, 10 
 

 
Reunião da Comissão Coordenadora.
Reunião de parte da Comissão Coordenadora em casa do major Fernandes da Mota. Estuda o funcionamento das várias subcomissões. É considerada prematura e utópica uma ligação com o general Costa Gomes. Define-se a necessidade de um documento base, a discutir por todos os ramos, sendo dado um prazo de duas semanas ao Secretariado para apresentação de um projecto a difundir por todos os oficiais.


1974 
Janeiro, 12 
 

 
Movimento dos Capitães. Comissões.
Reunião da Direcção da Comissão Coordenadora em casa de Hugo dos Santos. É discutida a situação em Moçambique. Após leitura e análise de toda a documentação enviada de Moçambique a direcção do Movimento decide manifestar total solidariedade com qualquer atitude levada a cabo pelos seus camaradas em serviço nessa colónia. Discutido ainda um problema de segurança no Regimento de Lanceiros 1, em Elvas, onde Gastão e Silva, encarregado pelo Movimento de elaborar o estudo da situação da unidade, parecia ter sido descoberto.


1974 
Janeiro, 29 
 

 
Forças Armadas. Ex-Milicianos.
Audiência de Spínola a uma comissão mista de oficiais oriundos do Quadro de Complemento e do Quadro Especial de Oficiais.


1974 
Janeiro, 30 
 

 
Movimento dos Capitães. Comissões.
Reunião alargada da direcção da Comissão Coordenadora em casa de Otelo Saraiva de Carvalho. É sugerido o estudo da situação das forças militarizadas, GNR, PSP e GF, bem como da Legião Portuguesa (LP) e da DGS, por ser evidente que se oporiam ao Movimento em caso de confrontação.


1974 
Fevereiro, 3 
 

 
Movimento dos Capitães. Comissões.
Reunião da direcção da Comissão Coordenadora em casa de Otelo Saraiva de Carvalho.


1974 
Fevereiro, 25 
 

 
Movimento dos Capitães. Comissões.
Reunião, em casa de Vítor Alves. da Direcção da Comissão Coordenadora com a Comissão Coordenadora da Arma de Engenharia. Procede-se à apresentação e discussão de um minucioso calendário das actividades do Movimento para o mês de Março elaborado por Pinto Soares, Mourato Grilo e Luís Macedo. Prepara-se ainda a reunião de 5 de Março em Cascais tendo ficado Vítor Alves e Mourato Grilo encarregados de a dirigir.


1974 
Fevereiro, 28 
 


24 de Abril de 2014
 

HOME  LINKS  CONTACTOS  

© 2006, Zeppelin Filmes, Lda.
Desenvolvimento: Prodigentia