Tópicos
    MOV.CAPITÃES / MFA - CONSPIRAÇÃO / Documentos
     Períodos
Galeria Multi Média
 
 
Movimento dos Capitães.
Em meados de Julho circularam modelos de exposições individuais de contestação ao Decreto-Lei 353/73.


1973 
Julho, 20 
 

 
Reunião de Évora.
Em Monte Sobral, Alcáçovas, numa herdade, 136 capitães assinam um documento dirigido ao Presidente do Conselho, com conhecimento ao Presidente da República, para posteriormente ser posto a circular para recolha de assinaturas.


1973 
Setembro, 9 
 

 
Movimento dos Capitães. Pedidos de Demissão.
Início da assinatura de um pedido de demissão de oficial do Exército por parte dos oficiais abrangidos pelos decretos 353/73 e 409/73 que ficaram em posse de uma comissão coordenadora provisória.


1973 
Outubro, 6 
 

 
Movimento dos Capitães.
Novo alerta da comissão coordenadora do Movimento dos Capitães contra a desmobilização provocada pelas medidas oficiais.


1973 
Outubro, 19 
 

 
Movimento dos Capitães. Moçambique.
Carta de esclarecimento sobre as acções do Movimento enviada pela comissão coordenadora aos oficiais do movimento nos Açores.


1973 
Outubro, 29 
 

 
Movimento dos Capitães.
Comunicado do Movimento sobre a necessidade de continuar a mobilização em torno dos mesmos objectivos.


1973 
Novembro, 22 
 

 
Movimento dos Capitães. Deficientes FA.
Constituição de uma Comissão do Movimento de Deficientes, formada por Lavoura Lopes, Calvinho e Guerreiro. Elabora um documento reivindicativo na esteira das posições assumidas pelo Movimento dos Capitães.


1973 
Novembro, 22 
 

 
Movimento dos Capitães. Moçambique.
O Movimento dos Capitães de Moçambique apresenta ao Comandante Chefe uma exposição denunciando o que se passava e pedindo medidas para que as Forças Armadas «não fossem enxovalhadas», enjeitando a possibilidade de serem consideradas «bode expiatório» e declinando responsabilidades na situação criada . Exposição assinada por 180 oficiais.


1974 
Janeiro, 23 
 

 
Movimento dos Capitães. Moçambique.
Abaixo-assinado elaborado pela comissão regional do Movimento dos Capitães na Beira (Moçambique), sobre os últimos acontecimentos.


1974 
Janeiro, 27 
 

 
Movimento dos Capitães. Guiné.
O Movimento dos Capitães de Bissau envia uma carta para o Movimento de Lisboa onde procura exprimir os sentimentos que prevaleciam na Guiné: «Há necessidade de conhecer os factores de aglutinação dos oficiais, traduzida por uma tomada de consciência dos problemas nacionais».


1974 
Fevereiro, 14 
 


22 de Outubro de 2014
 

HOME  LINKS  CONTACTOS  

© 2006, Zeppelin Filmes, Lda.
Desenvolvimento: Prodigentia