Tópicos
    MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA À DITADURA / Greves
     Períodos
Galeria Multi Média
 
 
Movimentações Laborais no mês de Janeiro.
Lutas dos pescadores de Matosinhos, Aveiro e Figueira da Foz. Inúmeras reuniões de assembleias sindicais dos Bancários em Lisboa, Porto e Coimbra. Em 4 de Janeiro desfile de centenas de trabalhadores Bancários pela baixa de Lisboa. Noticiado no Avante no. 450 de Fevereiro de 1973


1973 
Janeiro, 1 
 

 
Movimentações Laborais.
Luta na fábrica de papel da Abelheira encerrada em 15 de Janeiro, com cerca de 400 operários. Luta na fábrica de louças de alumínio Gialco que encerrou em meados de Fevereiro. Os pescadores de Matosinhos, Aveiro e Figueira da Foz, conseguem aumentos de ordenado e outras reivindicações após longa luta.


1973 
Março, 1 
 

 
Movimentações Laborais.
Início de greve na MAGUE. Iniciam-se outras lutas em diversas empresas, nomedamente na CIMA e na CUF.


1973 
Março, 14 
 

 
Movimentações Laborais no mês de Maio.
Após longa luta os operários da fábrica de papel da Abelheira conseguem a satisfação de algumas reivindicações. Os pescadores da Costa Norte continuam a sua luta. Várias paralisações em várias empresas: Rabor, Oliva, Mague, Hipólito, Cabos de Ávila…


1973 
Maio, 1 
 

 
Movimentações Laborais no mês de Junho.
Os bancários relizaram numerosos plenários para defesa do CCTe contra a decisão tomada pelo Tribunal Arbitral. Efectuaram ainda manifestações nas ruas de Lisboa, de que resultaram algumas prisões. Os pescadores de Matosinhos, Afurada, Póvoa do Varzim e Vila do Conde põe fim a uma greve de 70 dias obtendo a satisfação à maioria das suas reivindicações.


1973 
Junho, 1 
 

 
Movimentações laborais no mês de Julho.
Continuação da luta dos bancários contra algumas clausulas do CCT. Milhares de trabalhadores participam em assembleias gerais. Greve de 15 minutos a 1 hora entre 9 e 12 de Julho provoca grande perturbação no atendimento bancário. Grandes manifestações de rua por todo o país. Grande acções de luta na TAP.


1973 
Julho, 1 
 

 
Movimentações Laborais em Julho. TAP.
Os trabalhadores da TAP convocam uma reunião geral na Voz do Operário que é proibida à última hora. As centenas de trabalhadores aí presentes são vítimas de violentas agressões. Seguem para as instalações da empresa onde os espera uma carga policial. É decretada uma greve.


1973 
Julho, 12 
 

 
Movimentações Laborais em Setembro:
Nova greve dos pescadores de Matosinhos. Lutas na MAGUE, Estaleiros Navais de Viana do castelo, STCP, Metalurgica Duarte Ferreira, entre outras.


1973 
Setembro, 1 
 

 
Movimentações laborais em Outubro.
Trabalhadores da Sacor mantiveram-se em greve durante três dias. Outras movimentações na EFACEC, STCP, Lisnave etc.


1973 
Outubro, 1 
 


20 de Abril de 2014
 

HOME  LINKS  CONTACTOS  

© 2006, Zeppelin Filmes, Lda.
Desenvolvimento: Prodigentia